domingo, 13 de dezembro de 2015

Mobilização à Câmara para defender SANEP Público

Algo de muito sério está acontecendo em Pelotas e toda a população deve estar atenta a isso. Não é uma coisa qualquer, é a tentativa de privatização do SANEP.

O Comitê em Defesa da Água Púbica vem alertando quanto ao perigo de privatização desde a publicação do edital que chamou, e posteriormente, autorizou empresas a fazerem estudos referentes à prestação de serviços de esgoto em Pelotas. Alertou, também para o fato de que não se trata apenas do esgoto, mas de várias áreas de gestão da Autarquia, tais como medição de água, comercial e cobrança.

Na quinta-feira, dia 10/12/2015, a Câmara de Vereadores de Pelotas foi palco de uma manobra vergonhosa, em que, em menos de duas horas, foi aprovado nas duas comissões permanentes um projeto que autoriza o Executivo Municipal a delegar a exploração dos serviços de esgotamento sanitário. No mesmo dia, colocaram a plenário para votação de mérito, sendo retirado, em seguida, pois já havia recurso dos vereadores Toninho Peres, Ivan Duarte e Marcos Cunha, uma vez que essa manobra fere o Regimento da Casa.

A privatização, concessão ou seja lá como queiram chamar essa ENTREGA DO SANEP à exploração da iniciativa privada não é uma questão que deva ser tratada dessa forma pelo Legislativo. É um assunto que merece atenção dos vereadores e consulta a população antes da tomada de qualquer decisão.

O SANEP é um patrimônio dos pelotenses e parece um deboche que, no ano de seu cinquentenário, o Prefeito Eduardo Leite queira entregar o que é de todos à exploração privada e à geração de lucro.

O Comitê Em Defesa da Água Pública e o SIMSAPEL Convidam as categorias sindicais, os trabalhadores do SANEP, os movimentos sociais e a população como um todo para se fazerem presentes à sessão da Câmara de terça-feira, dia 15/12/2015, às 9h, para exigir que os vereadores justifiquem essa ação vergonhosa e que se comprometam em defender a Autarquia que é de todos nós.


Contamos com todos e todas.

Nenhum comentário: